RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE

Pessoal mais uma vez temos um texto feito pelo nosso colaborador Ivson. Falando sobre um tema que muitas vezes é considerado como indiscutível, nosso amigo mostra sua opinião embasada em argumentos Bíblicos e que segundo ele, traduzem o caminho certo a ser seguido. Embora longo o texto é de fácil compreensão e interpretação. Apreciem...

Como surgiu o universo? O homem? E o que seremos (se é que seremos) depois da morte? Cada um tem sua idéia sobre a origem do universo, do homem e destino após a morte. E por tanta divergência que existe muitos falam que é até antiético discutir religião. Devemos apenas respeitar as crenças alheias porque afinal todos nós temos o direito de acreditar no que quisermos. Seguirei falando de forma generalizada (e bem resumida também) no que pregam algumas religiões sobre essas questões acima:

O Budismo prega que os atos praticados em cada reencarnação definem a condição de cada pessoa na vida futura, preceito conhecido como carma. Segundo o budismo, Buda ensina a superar o sofrimento e atingir o nirvana, evolução e aprimoramento total do espírito que aniquila os fatores humanos e permite ao homem encerrar a corrente de reencarnações.

O Espiritismo prega existência de um espírito (alma) que não necessita do corpo para existir e retorna à Terra em sucessivas encarnações, até atingir a perfeição.Fala também espíritos interferem na vida terrena por meio dos médiuns, pessoas a quem recorrem para contar aos vivos como estão, fazer revelações e dar conselhos. A comunicação acontece pela psicografia (o médium escreve como se o próprio espírito escrevesse) ou pela incorporação (o espírito apodera-se do corpo do médium para falar aos vivos). Os espíritos superiores promovem o bem e os inferiores dão más orientações.

A Umbanda (uma das ramificações do Candomblé) prega a existência de um deus criador chamado Olorum, mas dependendo da entidade incorporada pode receber outros nomes como Zambi e Tupã. Acredita que a alma é imortal e reencarnação. [1]

Percebam que todas acima acreditam na reencarnação.

O Islamismo é o que “eu” chamo de “pós-cristianismo” porque eles dizem acreditar no mesmo Deus do cristianismo e nas escrituras (Tanakh e na Bíblia Sagrada) só que eles alegam que esses livros foram totalmente desvirtuados por mãos humanas e já não testificam a total verdade de Deus. Acreditam que Maomé foi o ultimo profeta a ter revelação de Deus e que também o livro que ele escreveu (o alcorão) é a ultima escritura integra da parte de Deus.

Não podia deixa de falar do ateísmo/agnosticismo que em sua maioria acreditam na teoria do big bang. E pelo fato de ser uma teoria, logicamente ainda não foi comprovada cientificamente. Então ate mesmo o ateu ou agnóstico tem fé.

Enfim, tudo é questão de fé. A fé está presente em todas as religiões, e em todos os corações até mesmo para negá-las.

Bem! Agora o Cristianismo. E me deterei nele não só por ser a religião mais difundida no mundo [2], mas também porque sou um seguidor dele e tenho fé que Jesus Cristo morreu enforcado ao lado de uma mulher para expiar nossos pecados...

... Enforcado? O correto não seria crucificado? Isso por quê? Porque um padre/pastor pregou assim? Por causa da páscoa? Ou porque está na Bíblia Sagrada?

A Bíblia Sagrada como já sabemos é o pilar da maioria das religiões cristãs, onde se prega que ela é a revelação de DEUS para os homens. E ela mesma fala: Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. II Pedro 1:20-21”. Embora tendo sua veracidade questionada por muitos se ela realmente é a revelação de Deus ou se foi desvirtuada por homens assim como o Slã prega. Mas como nas demais religiões, o cristianismo também é questão de fé. E assim como a Bíblia fala que Deus intervêm em acontecimentos (“O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque este acontecimento vinha do SENHOR, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.” I Reis 12:15) e até usa uma nação pagã ("Porém o SENHOR fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá." Isaías 7 : 17) para realizar seu juízo e também fala que não há nada que possa deter o seu agir("Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43 : 13), nada mais natural acreditar que Ele manipulou e permitiu todos os acontecimentos( a canonização, Lutero, João Ferreira e etc.) deixando pra nós a sua palavra mantendo todas as suas verdades. E o próprio Jesus fala: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (João 5 : 39) e alem das Escrituras quase não existe sinais de um Jesus histórico e sem ela todo o cristianismo vai por água abaixo.

Já existem outros que acreditam somente em algumas partes das escrituras (como alguns homossexuais que alegam serem imitadores de Cristo, seguindo somente os evangelhos e rejeitando os escritos de Paulo que mostra de forma bem explicita ser contra o homossexualismo.), mas a Bíblia fala: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3: 16) Percebam a palavra toda, que obviamente a palavra toda está no coletivo isso incluindo toda a Bíblia Sagrada e no Antigo testamento também fala do homossexualismo como abominação ("Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" Levítico 18: 22) e que pra servir a Deus requer abnegação e servir como um todo, não pela metade ("Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos." Tiago 2: 10).

E apesar da maioria das religiões cristãs acreditarem na Bíblia (ou dizerem acreditar) podemos ver inúmeras ramificações. E hoje podemos ver igrejas pra todos os gostos: pra roqueiros, pra surfistas e até mesmo pra gays. Mas o que importa mesmo é que elas falam de Deus e onde estiver falando de Deus está bom! Está bom mesmo? As escrituras em vários pontos sobre falsos profetas, ("AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." I João 4: 1"E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." II Pedro 2 : 1 "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo."II Coríntios 11 : 13 "Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos." Marcos 13 : 22) enganadores("MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" I Timóteo 4 : 1

"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.” II (João 1: 7) e sinagogas de satanás ("Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo." Apocalipse 3 : 9). Então será que toda denominação está mesmo certa? E um líder pode fazer errar muita gente: ("E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel." II Crônicas 33: 9) e antes que pensem que estou fazendo propaganda de determinada igreja, já vou adiantando que ainda não sigo nenhuma denominação.

E muitos não se questionam se sua igreja realmente segue as escrituras. Às vezes acreditando por tradição familiar ou por causa da maioria. E podemos ver muitas vezes as Escrituras Sagradas perdendo sua importância ("Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119: 105) e sendo reduzida a um simples amuleto, sendo deixada aberta no Salmo 23 em casa, na kombi ou apenas usada para desfilar no caminho até sua igreja. Pra deixar claro ser um cristão fervoroso. Enquanto que a palavra fala: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Apocalipse 1 : 3) alguns lideres desencorajam a leitura bíblica alegando ser ela de difícil compreensão ou mesmo para a pessoa não ir contra suas doutrinas, se auto- intitulado os únicos a serem capazes de entender as Sagradas Escrituras de forma infalível para depois encherem os fieis dogmas ( pra eles infalíveis) que de maneira nenhuma devem ser questionados. E de contraste: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1 : 8) e quanto a compreensão, Deus pode nos suprir: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1 : 5) "Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao SENHOR entendem tudo." (Provérbios 28 : 5) "Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito." (Eclesiastes 2 : 26) "A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices." (Salmos 119 : 130) "Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação." (Salmos 119 : 99)!

E podemos ver que alguns mudam totalmente o modo de vestir (aderindo a grife crente), vão a todo o domingo pra sua igreja, recitam um milhão de vezes a mesma reza, sabem de cor todos os hinos, acendem inúmeras velas, vão em “trocentas” caminhadas, sobem escadas de joelhos, nos cultos dão pulos de 2 metros, saem rodando( pastor Zangief que o diga) e se esquecem de ler e de tentar buscar conhecimento das escrituras. Vão a “campanhas de libertação”, freqüentam determinada denominação durante três terças, quatro quartas, cinco quintas para depois disso se sentirem libertos por não mais fazerem uso de bebida alcoólica, de entorpecentes e por não dançarem mais brega. Não obstante a palavra fala: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32) E o que podemos tomar por verdade(alem do próprio Cristo): "A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre." (Salmos 119 : 160) "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17 : 17).

E até já virou trivial alguns protestantes acusarem os católicos de idolatras e alguns católicos por sua vez acusarem os protestantes de fazer pouco caso de Maria mãe de Jesus. E alguns nem mesmo conseguem corroborar sua fé e praticas junto às Sagradas Escrituras, evitando qualquer tipo de questionamento (um bom exemplo é imagem desta postagem). Bem diferente de Jesus que respondeu a Satanás ( que também usou as escrituras) sabiamente no deserto: (Mateus Cap. 4 -3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.

7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.)

Sem contar com aqueles que por falta de entendimento da palavra ("Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119 : 11)"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12 : 24)) tentam fazer uma relação do cristianismo com o espiritismo (que acredita na encarnação). Pretendo fazer outra postagem sobre isso, Já para não tornar essa em um livro acho que esses versículos deixam claro a incompatibilidade entre o cristianismo e o espiritismo: primeiro que um morto não sabe de nada: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento." (Eclesiastes 9 : 5)

Nem fazem nada: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." (Eclesiastes 9 : 10)

Só temos essa vida e não reencarnamos: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hebreus 9 : 27) "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos." (Apocalipse 20 : 6)

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8)

Que Deus é contra as praticas de conversar com quem já foi pra vala: "Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles." (Levítico 20 : 27)

E quem possui na verdade são os diabinhos: "E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios." (Lucas 8 : 30)

Enfim, como foi dito no inicio da postagem, muitos acham errado discutir religião. E quando ao cristianismo? Já o que está na palavra:

"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1 : 9)

"Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra." (Salmos 119 : 42)

"Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem." (Lucas 21 : 15)

25 comentários:

ErOn!!! disse...

Embora dificil de opinar sigo sua linha tek.

Unknown disse...

mermããããooo.. divida esse texto em 3 partes doido.. huAHSuhASuas

Mas gostei. como vocÊ falou, não adianta ter opinião se não tiver base para defendê-la. Continue sempre com sua idéias sobre uma alicerce, e só saia se for para outro alicerce mais confiável ainda. :P


siga as palavras do próprio Cristo:
"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas, o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa."

Anônimo disse...

Cara,se religiao nao se discuti porque você expoe seu ponto de vista? agindo dessa forma voce num está sendo fascista, totalitário? voce espera que concordem ou discordem com que voce escreveu?

TEK disse...

??? O que eu fiz foi apresentar esse tema como titulo e passar o resto da postagem para nega lo. E eu não concordo com o titulo e ate falo no inicio"E por tanta divergência que existe, muitos falam que é até antiético discutir religião." berceba que nao sou eu!! E na verdade n espero nada
so estou realmente me perguntando se vc realmente leu o texto!!

Unknown disse...

É Tek e um dos assuntos mais polêmicos da humanidade, a religião, mas gostei do texto sim e acho sim que religião é algo que pode ser conversado mais, não discutido, discussão lembra briga né, rsrs, e essa não é a idéia.

Ei pow totalitário facista foi d+ , kkk, acho que o(a) cara não teve paciência de ler o texto e fez um comentário infeliz, rsrs.

Anônimo disse...

Desculpe tek realmente nao tinha lido,mas agora eu li. E continuarei fazendo algumas observaçoes construtivas. A primeira é em relaçao a sua resposta:
Nao se escreve um texto sem ter um destinatário um publico a atingir.vc diz que nao espera nada. vc faz um texto para vc mesmo??? todo texto tem um fim social,coletivo.Embasando cientificamente(Marcuschi,Ferraz.) Concordo com sua critica em relaçao aos que dizem que religiao nao se discute. vc ,enquanto católico, faz uma reinterpretaçao da biblia e afirma que se discuti nao é isso? e até fala das outras religioes. Só sentir falta por vc nao falar o do pq da necessidade de se ter uma religiao ou de se acreditar numa divindade.

Anônimo disse...

E mais, o do pq da necessidade, ou inspiraçao,motivaçao ,sua ou nao, de se falar que religiao se discurti.

Anônimo disse...

Fazendo algumas ressalvas.
Vc nao é católico e sim cristao, segue o cristianismo.vc nao faz critica apenas traz fatos. cara, tá meio confuso o teu texto veja: "...E por tanta divergência que existe, muitos falam que é até antiético discutir religiao"???? nao entendir.
O assunto eu sei que é religiao, mas qual é o problema que vc se propoe a falar? cara, tá meio confuso, acho que vc na ansia de se tornar neutro acabou provocando essa confusao.
vc diz que tem que respeitar as religioes e as crenças e a fé, mas lá quase no final vc levanta as seguintes duvidas agurmentativas:(... Enforcado? correto não seria crucificado? Isso por quê? Porque um padre/pastor pregou assim? Por causa da páscoa? Ou porque está na Bíblia Sagrada?), meu amigo isso é uma provocaçao é uma alfinetada nos cristoes independente de religiao que sigam.
cara, acredito que nao existe neutralidade nesse mundo e toda tentativa de de tornar neutro beneficia quem está no comando. vc precisa tomar uma decisao, se posicionar ideologicamente.

TEK disse...

respondendo ao anonimo:
Bom, quando falei aquilo(nao espero nada) estava respondendo a sua pergunta sobre seu posicionamento a questao abordada. a primeira problematica do texto ja e seu proprio titulo. achei que estava de forma bem explicita as demais,mas como ficou mal entendido ai vai: 1o tento colocar a Biblia como centro de todo o crisianismo(na hora quando pergunto:"porque esta na biblia sagrada foi tentando dar enfase e credibilidade nela propria e nao desmerecimento. um enter acho que poderia ter resolvido). em seguida vem as "alfinetadas" em algumas igrejas inclusive a catolica( a imagem da postagem e apenas para ser usada de exemplo e tambem acho que ficou claro que sou contra) e a algumas pessoas que consideram a biblia um pormenor:"E muitos não se questionam se sua igreja realmente segue as escrituras".tambem nao sou eu que falo que as religioes devem ser respeitadas. quanto a mensagem bem resumida ai vai: ESTEJA FIRME NAS ESCRITURAS!! nao eh no final que levanto os questionamentos e sim no inicio. e nao tento estar neutro tanto que critico algumas praticas. e volto a me perguntar se vc realmente leu o texto "TODO".

ErOn!!! disse...

Senhores, ou senhoras e senhores...

É verdade que o tema abordado é deveras complicado. Mas o importante é que os "senhores" percebam que respeitar a idéia dos outros vem do preceito de que todos nós somos iguais. Caro TEK, você está de parábens pelo seu TEXTO. Caro AMIGO(A) ANÔNIMO(A), agradeço por sua participação!

Continuem lendo o Blog! Abraço.

Bruna Noronha disse...

Gostei muito do texto. Parabéns! Acho válido criticar seu texto desde que se tenha argumento para isso. Não podemos simplesmente sair falando de algo q não lemos e nem sabemos direito do que se trata. Deu pra sacar teu objetivo e gostei da forma que vc abordou o tema.

Formidável!

Unknown disse...

Mano seu texto esta muito bom mesmo, um assunto muito bom pra se discutir em alguns momentos.


Tem partes que eu concordo e outras que eu não concordo com você. Mais o qu eu tiro desse texto é que Deus ele é imenso e sua obra é vista de todos jeito, mais nós temos que saber qual é o jeito certo de viver com Deus.
Deixo para quem quiser ler o no Livro de Salmos: capitulo 27 Versiculo 2 ao 4.

Ewene disse...

Muito booom meesmo!!! amei ler esse texto... gostei como ele foi abordado, como ele foi dividido... suas prementes críticas abre a mente e realmente abala todas as opiniões revolucionárias que tentam moldar as escrituras sagradas à seu gosto e como bem querem.

Concordo, sim, que religião deve ser discutida...mas discutidas por pessoas que realmente sabem no que têm crido e possuem argumentos para tal...pois ñ adianta querer discutidir com meras opiniões pessoais e sem base. E vc é um admirável discursor de suas opiniões!! Parabéns!! (PALMAS) ;)

Anônimo disse...

Já li o texto umas tres vezes, mas ainda nao encontrei a necessidade, o fim, o motivo do autor em questionar ou críticar a religiao. O que o autor afirma é que religiao se discuti ao contrário dos que acham que nao se discurti.
Que contribuiçao voce acha que estar promovendo à sociedade ou aos que acham que religiao nao se discuti levando as mesmas a questionar as religioes?

TEK disse...

respondendo ao anonimo:
pois eh... podemos notar que o seu forte com certeza não eh interpretação de texto.
Mas vamos La de novo: o texto não tem o objetivo criticar a religião propriamente e sim algumas praticas no cristianismo (o inicio do texto vem com o propósito de informação ). O motivo? Bem... um capricho pessoal responde a sua pergunta? O fim foi alfinetar o senso critico de alguns que são/que se dizem cristãos que considera a bíblia como um pormenor (como já foi dito nos outros comentários). Vou dar um exemplo bem feio devido sua dificuldade: fulano fala pra beltrano: -“ quando eu comprar meu carro zero vou mandar ungir ele todinho” ai depois beltrano fala:-“que legaldepois que seu carro tiver ungido vc nem mais vai precisar pagar seguro!!!”. Já andianto Tb que não vou ficar surpreso se vc não entender. Promover contribuição a sociedade??? Ta achando que eu sou um marxista ou algo parecido vindo com uma nova utopia para atingirmos o ápice da igualdade social? ééééé eu acho que nenhuma!!xD

Anônimo disse...

OK Tek.Parece que minha dificuldade tá deixando as coisas mais claras.
Antes de mais nada respeito seu ponto de vista e nao encaremos nosso debate como ofensas pessoais ou coisa do tipo. Agradeço também ao moderador. Acredito que nosso debate tenha contribuido na visao social daquelas pessoas que o acompanharam no sentido de terem reflexoes mais aprofundadas a respeito da religiao e do comportamento da sociedade.
Entao vamos lá: vc diz que o texto nao tem objetivo propriamente de criticar a religiao e sim algumas práticas do cristianismo.Ok entao..., mas nao sei se vc sabe boa parte das religioes tem como base o cristianismo.vc criticando algumas praticas do cristianismo, vc acha que nao tá criticando a religiao? tudo bem entao.
vamos para outra parte de seu comentário: vc acha que só há sociedade no sistema socialista? quer dizer que no capitalismo nao há sociedade? nao se corre atras de um ideal? pensei que tudo no capitalismo tivesse um fim utilitário,onde todos, conforme a ideologia de funcionamento, podessem ser bem sucedidos. rsr .vc nao contribui em nada na nossa sociedade capitalista? acredito que vc estuda pelo menos.Estudar nao seria uma contribuiçao para a sociedade capitalista? será que vc depois de formado no exercicio do seu trabalho nao terá nenhuma contribuiçao economica para o Brasil? para sociedade brasileira que inclui vc incluvi seja como professor,advogado, administrador ou engenheiro?
Como se estabelece as relaçoes na sociedade capitalista? Respondo: Em termos gerais, na divisao social do trabalho, ela se configura na hieraquia de conhecimento. Os que sabem mais ganham mais e os que sabem menos ganham menos.no momento aqui acredito que nao caiba a explicaçao de como essa convençao tenha sido criada.
Conforme as metodologias cientificas na nossa sociedade capitalista o conhecimento para ter validade precisa de reconhecimento: para ser reconhecido no minimo como válido é preciso de embasamento teórico em outros pesquisadores.Como disse Newton, ele só chegou onde chegou pq subiu nos ombros de outros pesquisadores.ou seja, dependeu de outras pessoas, que para pesquisarem também dependeram de outras e assim sucessivamente. Nao sei se vc percebe o caráter social da produçao do conhecimento que estou tentendo mostrar. independetimente se é no capitalismo ou socialismo ou anarquismo a natureza de toda e qualquer produçao,é social.
coisa que vc nao fez necessariamente no seu texto , onde vc levanta questoes polêmicas sem embasamento.interpreta a biblia a sua maneira conforme os religiosos, mas tudo bem como vc mesmo disse sua motivaçao é um capricho pessoal.Mas me responda ,que validade tem sua opiniao nessa nossa sociedade capitalista e hierarquizada sem referencia nos grandes pensadores?e nos ditames da ciencia burguesa? que estabelece o que se deve pesquisar e prosuzir o que é válido e o que nao é.
Entendi o seu exemplo e também acho meio estranho essa atitude de alguns religiosos entenderem as coisas dessa forma, mas nao seria melhor perguntarmos que condiçoes materiais,psicológicas e sociais levaram essas pessoas a acreditarem ou explicarem as coisas dessa forma?. Nao se pode esquecer que a própria sociedade capitalista garante a liberdade de crença e acreditarem no que queiram. vc simpatiza com o capitalismo? vc acredita que pode ser contra a atitude desses religiosos e ser a favor do capitalismo? vc ja leu max Weber? o livro:O Capitalismo e a ética protestante? confesso que nao sair das primeiras páginas, mas seria muito bom para vc se embasar.
Acho que terminei.
espero que vc nao se canditade a nenhum cargo político, por enquanto, pq se nao vc seria um perfeito totalitário querendo impor sua visao de mundo,embasado nos seus caprichos ...é rither nada!! rsrs

Ah! nao sou marxista,mas nao posso negar a validade de alguns de seus principios os quais utilizei para fazer critica ao seu texto.E há muitos capitalista que também nao negam os principios do marxismo

Unknown disse...

Caro anônimo, o texto é simples, o que ele quer dizer é que a base de toda religião cristã é a bíblia, isso acho que qualquer um sabe, e o que ele critica são algumas práticas que a própria bíblia condena, ele critica aqueles que pegam a palavra (a bíblia) e usam ao seu favor, pegando textos isolados ao invés de ver a bíblia como um todo e pra isso ele usa como base palavras escritas na própria bíblia, posso dar como exemplo algumas pessoas de algumas igrejas que pegam alguns trechos da bíblia e pregam prosperidade (você vai ter isso, você vai ter aquilo), e tb aquelas pessoas que justificam seus erros pq tem algum pedaço da bíblia que eles viram e usaram ao seu favor, então finalizando o que o TEK critica é a falta de conhecimento da palavra pelos que se dizem cristãos. Será que é tão difícil entender isso?

ErOn!!! disse...

[...] Nao sei se vc percebe o caráter social da produçao do conhecimento que estou tentendo mostrar. independetimente se é no capitalismo ou socialismo ou anarquismo a natureza de toda e qualquer produçao,é social.
coisa que vc nao fez necessariamente no seu texto , onde vc levanta questoes polêmicas sem embasamento[...].

Na verdade ele embasa sim, todas as questões levantadas são representadas por suas respectivas passagens bíblicas, com Livro, Capitulo e Versículo citados. Único embasamento necessário quando se trata do tema RELIGIÃO.

O tema é RELIGIÃO e não SISTEMAS POLÍTICO-ECONÔMICOS.

Abraço!

TEK disse...

UAHSUAHS. Vamos la de novo: sim eu sei que muitas religiões tem como base o cristianismo e minha critica foi destinada justamente a elas. Eu acho que so existe sociedade no sistema captalista(suas dificuldades são ainda maiores do que eu pensei)? Haushaushuhsua. Entenda aquilo como:”desculpe desapontá-lo mas meu texto não tem esse compromisso de acréscimo na sociedade que vc está esperando de mim!!” e antes de dizer que levanto questões polemicas sem embasamento acharia melhor vc conhecer o sentido da palavra. (Basear ou basear-se em fundamentos.) onde toda a minha postagem esteve embasada no “pilar do cristianismo”. Vc esta dizendo que minha opinião so tem validade se eu usar de exemplo grandes pensadores? Eu discordo, e os grandes pensadores chegam a serem conhecidos justamente por se diferenciar do senso comum. Eu totalitarista? Sou nada. Então dialeticamente tente me refutar através do meu embasamento. ;)

Cleyton Saka disse...

Bem! Sou Católico Apostólico Romano...E em relação a Nossa Senhora. Tenho total respeito. Eu também não gosto da forma que a maioria dos católicos trata ele... Com idolatria, e adoração! Ela deve ser respeitada e tratada como tal... Só não deve ser adorada... Só Adoro a Deus! Não gosto de quando eu estou na Missa e vem o padre com a vinheta de adoração a Maria... (Nossa Senhora).
Outra coisa e fazer orações para santos... Ninguém foi santo a não ser o Senhor Jesus! Agora vem uma enciclopédia de todos os santos... São Antônio, Santa Barbara, Santa Catarina, São Benedito, São Sebastião, São Paulo, e etc... Todos eles podem ter tido uma vida de muita fé, Só que isso não os torna santos. Só existe um santo, Santo Jesus Cristo!
A respeito da Bíblia. A bíblia não foi escrita por Deus. Foi escrita pelos Homens, e logo assim “ERRAR É HUMANO” Sendo assim... “Também temos o Livre arbítrio” que nos da o direito de fazermos o que nos convém...” Sendo assim ele escreveram suas próprias versões, ou não! O que e certo e a lei do telefone sem fio. Quem não conhece esta brincadeira? A Historia chaga no fim, totalmente destorcida. Na Bíblia temos o mesmo... Hoje a varias versões da bíblia. Assim ela não é a mesma de séculos atrás.
Gostei da imagem usada na postagem do Ivison. SOU CATOLICO! POR FAVOR, NÃO INSISTAM! E por conta disso que eu acho o Catolicismo a religião menos errada! Sim menos errada sim... Pois todas as religiões são erradas, Todas são compostas por Homens. Eu só escuto “VENHA A MINHA IGREJA, ACEITE JESUS” Em minha igreja não posso aceitar o senhor Jesus? Será que só a igreja deles tem a capacidade de levar-me aos pés de Deus? Oras .... Que se dane mesmo... O cara passa a vida na maconha e na bebida, depois vem encher o meu saco dizendo que devo aceitar Jesus. Por que na minha igreja não da pra fazer isso? Eu nem acho que pra aceitar Jesus você precisa estar na igreja. Pode aceitar Jesus de sua casa. Não é por conta de você esta dentro de um ônibus lotado, com uma bíblia velha de 60x40 cm de baixo do braço. Que as pessoas iram escutar-lhe e dar razão! Eu mesmo não dou..
Agora.... Fulano aí que esta em anônimo. O problema é que você não se identificou com o texto. Achei o texto muito bem elaborado. Em relação a “religião não se discuti” é no texto o assunto ser discutido, e muito simples, se chama “Psicologia Reversa” Você com esta “Filosofia” Toda, deveria saber. O fim que este texto foi elaborado Pelo autor, É justamente isso, Discutir passivamente, dando-lhe a idéia de um texto sem compromisso.
Parabéns Ivison pelo seu texto. E Obrigado a o Eron por permitir este espaço...

Anônimo disse...

Ok tek.
Ontem postei um texto, mas parece que foi deletado foi melhor assim pq chegamos a uma sintese.
Pelo o esclarecimento de JorgeJunior e pelo fato de vc falar ai da dialetica percebir que o conflito é entre os cristao, entre as formas de interpretar a biblia e as doutrinas, e as maneiras de se relacionar com o sagrado.Admito que nao posso refurtar utilizando os conhecimento biblico.
Mas firmando miinha posiçao, acredito que a variedade de intepretaçao da biblia seja uma coisa boa, e essa variedade nao é uma coisa nova.Se recorremos na historia perceberemos COMO O CRISTIANISMO FOI admitido como religiao oficial do imperio romano e consequentimente do ocidente.Acredito que vc conhece esse fato:existia além do cristianismo outras versoes da passagem de cristo pela terra. Bem, nao sei se cabe aqui o pq do cristianismo ter sido escolhido como religiao oficial.Isso praticamente nao é discurtido nas escolas ou entre a sociedade.
Proponho que agora debatemos o pq da necessidade de se ter uma unica interpretaçao da biblia como certa.Caso se utilize a própria biblia estou utilizando de uma interpretaçao que faço.

Anônimo disse...

ok cleyton saka.

ErOn!!! disse...

Anônimo disse...
Ok tek.
Ontem postei um texto, mas parece que foi deletado foi melhor assim pq chegamos a uma sintese.

Gostaria de deixar claro que o texto que foi deletado, era uma repetição do mesmo comentário citado, comentário esse que gerou essa nova leva de observações, por tanto, não havendo necessidade de duas explanações iguais, apaguei uma, apenas isso.

Afinal como gestor está é a parte que me cabe.
abraço.

TEK disse...

Respondendo ao anonimo: da mesma forma que vc diz que não pode refutar usando os conhecimentos bíblicos, eu não tenho cacife nenhum para um debate sócio-político (até conheço weber um dos principais pensadores de uma corrente de estudo da sociedade: o positivismo. que vc citou no seu comentário mas conheço de forma bem superficia) e obrigado pela dica do livro. Bom essa variedade não considero como uma coisa mto boa não, tanto que eu entendo que pra servir a Deus requer abnegação e entendo que vc não deve segui-lo a sua maneira e sim a Dele. (
Jo1613 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.)
Tb a palavra toda está no coletivo indicando que a verdade é um conjunto de coisas (espero que para entender desconsidere os conhecidos enfrentamentos da verdade: empirismo, dealismo, dogmatismo e ceticismo ) e é claro se a verdade for alterada irá consequentemente deixar de ser verdade. Vc tocou em um ponto bem interessante: que o Brasil já teve o catolicismo como religião oficial (até onde sei hoje o Brasil é um país laico) e Tb não acho o ideal algumas instituições educarem ensinando somente sobre uma religião (estudei no menino Jesus de paulista que segue o catolicismo) e penso que o ideal seria ensinar o aluno sobre religião de uma forma geral, e não se prendendo a apenas uma!!

Anônimo disse...

meu rabo